Recursos

Você encontrará aqui o documento relacionado ao projeto ACTDDP

Principais conclusões para promover a descarbonização profunda a nível nacional

Nota metodológica: a iniciativa DDP, framework e reporting template

A comunidade DDP se desenvolve por meio de seus diferentes projetos e compartilha uma abordagem comum para projetar caminhos entre geografias e temas de foco. Isso se baseia em uma estrutura rigorosa, porém flexível, que todas as partes interessadas podem adotar. Essa abordagem é proposta em uma base de código aberto, para que cada governo ou parte interessada possa propor e testar suas próprias soluções.

México
Mexico - Economia

Esta nota apresenta as principais transformações do sistema necessárias em toda a economia para alcançar um caminho de descarbonização, bem como como isso difere das tendências atuais e dos compromissos climáticos declarados do México.

México - Geração da eletricidade

Esta nota apresenta as principais transformações do sistema necessárias no setor de geração de eletricidade para alcançar um caminho de descarbonização, bem como isso difere das tendências atuais e dos compromissos climáticos declarados do México.

México - Cimento

Esta nota apresenta as principais transformações na produção de cimento exigidas por um caminho de descarbonização, bem como suas diferenças em relação às tendências atuais e aos compromissos climáticos declarados do México.

México - Transporte

Esta nota apresenta as principais transformações do sistema necessárias no setor de transporte urbano de passageiros para alcançar um caminho de descarbonização, e como isso difere das tendências atuais e dos compromissos climáticos declarados do México.

Brasil
Brasil - Economia

Esta nota apresenta as principais transformações do sistema necessárias em toda a economia para alcançar um caminho de descarbonização, bem como como isso difere das tendências atuais e dos compromissos climáticos declarados do Brasil.

Brasil - Geração da eletricidade

Esta nota apresenta as principais transformações do sistema necessárias no setor de geração de eletricidade para alcançar um caminho de descarbonização, bem como isso difere das tendências atuais e dos compromissos climáticos declarados do Brasil.

Brasil - Cimento

Esta nota apresenta as principais transformações na produção de cimento exigidas por um caminho de descarbonização, bem como suas diferenças em relação às tendências atuais e aos compromissos climáticos declarados do Brasil.

Brasil - AFOLU

Esta nota apresenta as principais transformações do sistema necessárias no setor de Agricultura, Silvicultura e Uso do Solo (AFOLU) para alcançar um caminho de descarbonização, e como isso difere das tendências atuais e dos compromissos climáticos declarados do Brasil.

Principais conclusões das avaliações ACT da empresas

Aqui você encontrará os principais aprendizados sobre como avaliar as transições da empresas nos setores de transporte, energia, cimento e AFOLU.

Testes-piloto ACT no Brasil e no México
Transporte

Esta nota apresenta os principais resultados da experimentação da metodologia ACT para o setor de transporte com empresas de transporte público de passageiros do México.

Geração da eletricidade

Esta nota apresenta os principais resultados da experimentação da metodologia ACT para o setor de geração da eletricidade com empresas do México e do Brasil.

Cimento

Esta nota apresenta os principais resultados da experimentação da metodologia ACT para o setor de cimento com empresas do México e do Brasil.

AFOLU

Esta nota apresenta os principais resultados da experimentação da metodologia ACT para o setor agroalimentar com empresas produtoras de carne do Brasil.

Replay (en)

This video is the recorded launch of ACT-DDP Brazil’s sectoral decarbonization dialogues organized by COPPE/UFRJ (DDP research partner in Brazil) on the 7th April 2021, 2020, presenting the ACT-DDP project objectives and activities.
Speakers: Emilio Lebre La Rovere, Professor, PPE/COPPE/UFRJ – Coordinator, CentroClima e LIMA/COPPE/UFRJ