Brasil

O Brasil pode cumprir os objetivos do Acordo de Paris. O Cenário de Descarbonização Profunda (DDS) desenvolvido nesta pesquisa destaca como o país pode reduzir suas emissões para 1,0 Gt CO2eq em 2030, a fim de atender aos objetivos revistos do NDC apresentados na COP26 de 1,4 GtCO2eq e alcançar emissões líquidas zero até 2050, sem grandes avanços ou usando tecnologias disruptivas.

As principais características da trajetória são uma redução radical das taxas de desmatamento e um aumento do número de sequestros de carbono, obtidos principalmente a partir de uma política eficaz de comando e controle e de iniciativas de mitigação complementares em outros setores devido às políticas de fixação de preços do carbono a partir de 2021.

Em toda a economia

Políticas de comando e controle combinadas com a restrição do acesso de fazendeiros a créditos públicos (sujeitos ao cumprimento de leis e regulamentos ambientais) ajudam a alcançar 59% do total de reduções de emissões de gases de efeito estufa até 2050, através da redução drástica da taxa anual de desmatamento.

A política de tarifação de carbono pode ajudar a alcançar 30% do total de emissões cumulativas evitadas até 2050 em diferentes setores: AFOLU (18%), Transporte (6,5%), Indústria (4%) e Fornecimento de Energia (1%). Os preços de carbono são introduzidos através de um regime de limitação e comércio na indústria e de um imposto sobre o carbono das emissões de GEEs resultantes da combustão de combustíveis fósseis em outros setores. Eles crescem linearmente, atingindo 25 USD/tCO2eq em 2030 e 65 USD/tCO2eq em 2050. Serão neutros do ponto de vista fiscal, com 100% das receitas a serem recicladas de novo na economia através de reduções nos encargos com a mão de obra, e a fim de compensar as famílias com baixos rendimentos pelo aumento médio dos preços.

Population

millions inhabitants

GDP

Billion $ USD (2015)

Emissions per capita

tCO2e/Capita

GDP Carbon intensity

tCO2e/Bn USD$ 2015

CO2 emissions from combustion

MtCO2

(1) except electricity

GHG and gases breakdown, sinks

MtCO2e

(1) without energy & IPPU
(2) Non-CO2 for Energy, N2O – CH4 – HFC – PFC – SF6 – mix
(3) forest and all other fluxes

Produção de eletricidade

Historicamente, a geração de energia no Brasil envolve fontes renováveis. A capacidade instalada do SIN (rede nacional) é formada principalmente por usinas hidrelétricas distribuídas em diferentes regiões do país. O número de parques eólicos tem aumentado nos últimos anos, principalmente nas regiões nordeste e sul. As termelétricas, geralmente localizadas perto dos principais locais de consumo (sudeste e sul do Brasil), desempenham um importante papel estratégico – contribuem para a segurança do fornecimento. Por conseguinte, a mistura de energias já era uma mistura muito hipocarbônica. 36 kgCO2eq/MWh em 2020.

O DDS baseia-se em tecnologias já disponíveis, não estando previsto qualquer sistema de captura e armazenamento de carbono.

As energias renováveis, como a energia hidráulica, eólica e fotovoltaica, são as principais fontes de expansão da sua capacidade instalada e das suas instalações de produção de energia. Até 2050, todas as centrais termoelétricas serão desativadas – o que se tornará possível através da utilização crescente da produção de energia hidroelétrica e de baterias para garantir a flexibilidade do funcionamento da rede. Isso permitirá que o Brasil tenha entre a geração de energia mais descarbonizada do mundo – aproximadamente 2kgCO2eq/MWh.

Electricity demand

TWh

Carbon intensity of electricity

gCO2/kWh

Power Generation capacities

GW

Power generation production

GWh

Desempenho da transição climática e alinhamento de cenários das empresas

As quatro empresas avaliadas ao abrigo da metodologia ACT EU obtiveram pontuações entre 9 e 17, para uma pontuação de desempenho média de 14/20, entre C e A, para uma narrativa média de B, e uma pontuação de tendência média de “-. “No geral, as três empresas obtiveram notas semelhantes acima do 15/20, indicando que o painel é relativamente homogêneo e apresenta alto nível de maturidade em termos de transição de baixo carbono.

Pontuação média ACT, produção de eletricidade, Brasil

14B
PerformanceNarrativeTrend
  • Todas as empresas definiram metas de médio ou longo prazo baseadas na ciência, e essas metas estão alinhadas com o caminho de descarbonização do DDP proposta e usada como cenário de fundo para essa experimentação. Além disso, as empresas estão no bom caminho para atingir esses objetivos.
  • Todas as empresas apresentam uma tendência de cinco anos para reduzir a intensidade das suas emissões passadas e futuras.
  • A maioria das empresas desativou ou planejou desativar suas usinas termoelétricas e está investindo em fontes de energia renováveis não hidrelétricas, como solar, eólica e biomassa. Três em cada quatro empresas não excederão o seu orçamento de carbono se o seu calendário de desmantelamento for mantido.
  • Todas as empresas estão investindo em tecnologias de geração de energia para mitigar as mudanças climáticas. Ainda assim, para três de quatro empresas, a porcentagem de investimento em tecnologias não maduras está abaixo do padrão do setor ou não é divulgada.
  • Para todas as empresas, a responsabilidade pelas alterações climáticas reside no mais alto nível de tomada de decisões dentro da estrutura da empresa. Os comitês e a gestão de alto nível que supervisionam as questões das alterações climáticas têm grande experiência na ciência e economia das alterações climáticas.
  • A maioria das empresas realizou testes de cenários de mudanças climáticas, removeu incentivos de energia de combustíveis fósseis e adicionou incentivos monetários para gerenciar questões de mudanças climáticas. Embora todas as empresas tenham integrado as melhores práticas de gestão e implementado ativamente ações de descarbonização, não dispõem de planos de transição suficientemente detalhados.
  • Todas as empresas apoiam publicamente a luta contra as alterações climáticas; ainda assim, precisam comunicar melhor suas políticas internas em matéria de envolvimento com associações comerciais em torno das questões climáticas.
  • Apenas uma em cada quatro empresas está desenvolvendo um modelo de negócios como um gerador de eletricidade de baixo carbono em larga escala para se alinhar com um futuro hipocarbônico e atender às necessidades futuras de eletricidade.
Módulos de desempenho médio

(%)

Brasil
Pontuação de indicador quantitativo

(%)

Brasil

Figura: Brasil, produção de eletricidade : módulos de desempenho médio e resultados de indicadores quantitativos.
Nota:  Pontuação média calculada para uma amostra de quatro empresas brasileiras líderes do setor.

Embora as empresas brasileiras do setor tenham historicamente como foco a geração hidráulica, é notável que elas estejam investindo em outras fontes renováveis que ganharam maturidade há alguns anos, como a energia solar e a eólica. Em geral, as empresas desativaram as suas centrais termoelétricas ou está a ser discutida ou está a ser planejada a desativação.

As empresas avaliadas ainda se encontram num caminho de descarbonização compatível com o Acordo de Paris. No entanto, precisam desmantelar as suas centrais termoelétricas ao ritmo necessário para cumprirem os seus objetivos de redução dos GEEs. Outro passo urgente e fundamental é desenvolver modelos empresariais alinhados com uma economia hipocarbônica e com as futuras necessidades de eletricidade, e construir planos de transição mais coerentes e consistentes.

Cimento

Espera-se que o consumo de cimento e clínquer aumente no DDS até 2050, na sequência de aumentos da população e do PIB, mas menos rapidamente do que na tendência atual, principalmente devido a um aumento previsto do preço do cimento.

A descarbonização da produção baseia-se em tecnologias com um elevado nível de preparação tecnológica e um elevado potencial de redução das emissões de GEEs. As diferentes opções de mitigação consideradas são: mudança de processo, medidas de eficiência energética, substituição de combustível e de clínquer. Não são consideradas medidas inovadoras adicionais de eficiência energética, medidas do lado da procura e tecnologias de carbono e armazenamento.

Production

Mt

Decarbonisation drivers

MtCO2e

Carbon intensity

tCO2/TJ

CO2 emissions

MtCO2e

(1) Final heat
(2) industrial process calcination emissions
(3) Energy Consumption Emissions
(4) On-site CCS U net

Desempenho da transição climática e alinhamento de cenários das empresas

As quatro empresas avaliadas segundo a metodologia ACT para Cimento obtiveram pontuações entre 3 e 10, para uma pontuação média de desempenho de 6/20, entre D e B, para uma narrativa média de C, e uma pontuação de tendência de “-“uma vez que todas as empresas apresentaram uma tendência negativa. Globalmente, as empresas obtiveram pontuações baixas, indicando que o painel ainda não está em transição para uma economia de baixo carbono.

Pontuação média da ACT, empresas de cimento, Brasil

6C
PerformanceNarrativeTrend
  • A informação pública recolhida não foi suficiente para avaliar com exatidão todos os módulos da metodologia. O resultado são lacunas de dados significativas e uma pontuação baixa para o setor.

  • Globalmente, uma empresa supera as outras duas na avaliação; ainda assim, até ao ano de base de 2019 da avaliação, nenhuma das empresas tinha divulgado ou definido quaisquer objetivos de redução dos gases com efeito de estufa a médio ou longo prazo, nem tinha publicado quaisquer dados relacionados com a consecução dos objetivos anteriores. Assim, não foi possível avaliar o alinhamento das estratégias das empresas com o caminho de descarbonização do setor ou calcular o seu orçamento teórico de carbono para 2050.

  • O setor também carece de esforços para envolver os fornecedores e os clientes na redução das suas emissões de GEEs.

Módulos de desempenho médio

(%)

Brasil
Pontuação de indicador quantitativo

(%)

Brasil

Figura: Brasil, empresas cimenteiras : módulos de desempenho médio e pontuação de indicador quantitativo.
Nota:  Média calculada para uma amostra de três empresas do setor, incluindo a empresa líder do setor.

As empresas do setor não estão divulgando informações suficientes e relevantes que deem credibilidade aos seus compromissos em matéria de clima. As empresas têm de tratar esta falta de transparência como um elemento essencial da sua jornada hipocarbônica.

A maioria das empresas implementou ações para promover a redução de suas emissões associadas à produção de cimento, como a substituição do clínquer, o uso de combustíveis alternativos e a integração de práticas da economia circular. Ainda assim, essas ações separadas não constituem modelos empresariais estruturados alinhados com as necessidades da futura economia hipocarbônica.

Embora uma das empresas tenha levado em conta os desafios das mudanças climáticas em sua estrutura de gestão, e uma segunda empresa tenha iniciado esse processo, nenhuma delas integrou as questões das mudanças climáticas em sua estratégia de negócios principal. São necessários esforços mais substanciais para que essas empresas desenvolvam estratégias hipocarbônicas e apoiem planos de transição coerentes com as metas de mitigação do Acordo de Paris.

AFOLU

O Brasil é um país florestal com quase 500 milhões de hectares (Mha) de florestas (cerca de 50% são Áreas Protegidas). As terras agrícolas representam cerca de 263 Mha, incluindo culturas temporárias e permanentes, plantações florestais e pastagens. O setor Agricultura, Floresta e Outros Usos da Terra (AFOLU) foi a principal fonte de emissões em 2019, com cerca de 61 % das emissões líquidas nacionais. O desmatamento anual é responsável pelas emissões mais atuais, enquanto as zonas protegidas e as florestas atuais desempenham um papel crucial na absorção das emissões.

O DDS introduz mudanças significativas na taxa anual de desmatamento, alcançando o desmatamento ilegal zero na Amazônia até 2050, aumentando áreas protegidas e restaurando florestas nativas (áreas públicas e privadas). Prevê-se a adoção de práticas sustentáveis de gestão dos solos e a intensificação dos sistemas pecuários. Isso manterá as emissões do gado e das práticas agrícolas na mesma ordem de grandeza ao longo do tempo, permitindo que as emissões de desmatamento e uso do solo diminuam drasticamente enquanto as remoções de carbono quase dobram.

Land use

% Mha

Drivers of decarbonisation

Indiex=1 in 2019

Emissions breakdown - LULUCF

MtCO2e

(1) Land remaining forestland

Emissions breakdown - Agriculture

MtCO2e

(1) incl manure left on pasture
(2) organic fertilisers

Desempenho das empresas na transição climática

As disparidades nas abordagens metodológicas entre a DDP (com base no IPCC e na contabilidade nacional dos GEE) e o método agroalimentar ACT (com base no estudo de Poore & Nemecek para tratar a pegada de GEEs dos produtos) não permitiram utilizar o caminho do DDP como cenário de base para avaliar as estratégias hipocarbônicas das empresas de produção de carne como parte da experiência de atuação do DDP. As empresas foram avaliadas em relação aos caminhos de descarbonização desenvolvidas pela iniciativa ACT. (ver o ACT Agricultura e metodologia agroalimentar completo).

As quatro empresas avaliadas ao abrigo da metodologia AGT Agricultura e Agroalimentar obtiveram pontuações entre 6 e 10, para uma pontuação de desempenho média de 7/20, entre D a B, para uma narrativa média de C, e uma pontuação de tendência de “=”como uma das empresas apresentou uma tendência positiva. Globalmente, as empresas obtiveram resultados baixos, indicando que o painel está iniciando sua transição para uma economia hipocarbônica.

Pontuação média da ACT, empresas de produção de carne, Brasil

7C
PerformanceNarrativeTrend
  • Todas as empresas avaliadas contabilizam parcialmente ou ignoram as emissões a montante do escopo 3, embora a maior parte das suas emissões seja proveniente da utilização dos solos, do gado e da alimentação animal.
  • As empresas estabeleceram metas ou iniciativas de redução de emissões a médio ou longo prazo, mas essas metas abrangem principalmente as emissões dos escopos 1 e 2.
  • As empresas não divulgam informações essenciais ou apresentam um fraco desempenho na diminuição do desperdício e da perda de alimentos e na percentagem de CAPEX hipocarbônico.
  • A maioria das empresas está investindo em atividades de P&D relacionadas às mudanças climáticas. Ainda assim, estão fazendo o suficiente para quantificar ou divulgar informações essenciais sobre a sua quota de investimentos no desenvolvimento de tecnologias de atenuação e adaptação e de produtos alimentícios hipocarbônicos inovadores, ou sobre o nível de financiamento para a formação dos agricultores sobre questões relacionadas com o clima.
  • Todas as empresas tiveram em conta as alterações climáticas no nível mais elevado de tomada de decisões dentro da estrutura da empresa. Ainda assim, os planos de transição não têm detalhes de implementação e dados operacionais, e nenhuma das empresas implementou testes de cenários climáticos de longo prazo.
  • Todas as empresas estão envolvendo fornecedores na transição e têm programas para promover a redução de emissões e a prevenção do desmatamento.
  • A maioria das empresas tem estratégias para reduzir as emissões dos clientes vendendo produtos hipocarbônicos, mas nem todas estão implementando atividades suficientes para influenciar o comportamento dos clientes.
  • Apenas uma empresa divulgou informações sobre desenvolvimento de atividades empresariais que mudam para melhores práticas de produção e mudam o fornecimento de produtos e produção de alta emissão de carbono para o de baixa emissão de carbono.
Módulos de desempenho médio

(%)

Brasil
Pontuação de indicador quantitativo

(%)

no data available

Figura: Brasil, empresas de produção de carne : Pontuação média do desempenho.
Nota:  Média calculada para uma amostra das três principais empresas do setor.

O setor da produção de carne iniciou uma estratégia de descarbonização , uma vez que a maioria das empresas tem levado em conta as questões climáticas na sua gestão, estão publicamente envolvidas e estão tomando medidas para combater o desmatamento. No entanto, as empresas devem intensificar os seus esforços para assegurar a transição para uma economia hipocarbônica. Um primeiro passo consistiria em ter em conta todas as fontes de emissões relevantes – começando pela produção a nível das explorações agrícolas, incluindo a utilização dos solos e a cadeia de abastecimento – e estabelecer objetivos de redução das emissões de GEEs, incluindo as emissões a montante do Escopo 3.

As empresas devem também reforçar as suas ações para combater o desmatamento e aumentar o seu investimento em P&D para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias de mitigação e adaptação e de produtos alimentícios hipocarbônicos inovadores. Esses investimentos são essenciais para o desenvolvimento de atividades empresariais, a mudança para melhores práticas de produção e a mudança no fornecimento de produtos de alta emissão de carbono para baixa emissão de carbono.