Sobre nós
Por que este projeto-piloto?
Alcançar o objetivo do Acordo de Paris (AP) de limitar o aumento da temperatura a um nível muito inferior a 2 °C e a cerca de 1,5 °C até o final do século significa atingir o carbono líquido zero até meados do século e implicará a descarbonização (quase total) de todos os setores da economia. Os países e as partes vinculadosao Acordo de Paris devem rever regularmente as suas contribuições e compromissos nacionais a fim de alcançar este objetivo.
Desde o AP, os compromissos de descarbonização das empresas aumentaram significativamente na sequência da crescente pressão pública para que as empresas demonstrem maior gestão ambiental e responsabilidade social. Um quinto das maiores empresas do mundo incluídas na lista Forbes Global 2000 tem agora compromissos carbono líquido zero e cada vez mais empresas incluem agora as emissões relacionadas com o escopo 3 nas suas estratégias climáticas, o que inclui as emissões a montante e a jusante das suas cadeias de valor.
Para atingir a meta do Acordo de Paris, as autoridades públicas, as empresas e os particulares terão de implementar transições sistêmicas sem precedentes, rápidas e de grande alcance e articular as suas estratégias e ações de forma coerente.
Nesse contexto, o projeto de pesquisa ACT-Assessment Low Carbon Transition with DDP-Deep Decarbonization Pathways foi lançado no final de 2019 a fim de construir, ilustrar e promover ferramentas que permitam o diálogo entre empresas e governos para o enriquecimento mútuo das suas estratégias de descarbonização.
Sobre nós
O projeto ACT-DDP é uma colaboração entre iniciativas de transição para uma economia de baixo carbono (ACT – Assessing Low-Carbon Transition) e caminhos de descarbonização profunda (DDP – Deep Decarbonization Pathways).

Assessing Low-Carbon Transition é uma iniciativa voluntária conjunta do secretariado da UNFCCC, Global Climate Agenda, co-fundada pela ADEME, a Agência Francesa para a Transição Ecológica, e CDP, o sistema global de divulgação ambiental. A ACT fornece orientações e metodologias de avaliação como um quadro de responsabilização para apoiar e avaliar as estratégias e ações das empresas que contribuem para as metas de mitigação do Acordo de Paris.
Contato:: info@actinitiative.org
A iniciativa DDP (Deep Decarbonization Pathways ou, em tradução livre, Caminhos de Descarbonização Profunda) é uma colaboração internacional formada por equipes de pesquisa líderes que desenvolvem caminhos realistas para a descarbonização profunda. A iniciativa liderada pelo IDDRI visa ajudar os governos e as partes interessadas não estatais a fazer escolhas que coloquem as economias e as sociedades no caminho para alcançar um mundo neutro em carbono na segunda metade do século.
Contato: henri.waisman@iddri.org
Implementado por
O IDDRI é um instituto independente de investigação política e uma plataforma de diálogo multilateral que identifica as condições e propõe ferramentas para colocar o desenvolvimento sustentável no centro das relações internacionais e das políticas públicas e privadas
O IDDRI (fundador da Iniciativa DDP) colidera o projeto com a ADEME e coordena a construção de cenários nacionais e setoriais de descarbonização para o México e o Brasil.

ADEME – A Agência Francesa para a Transição Ecológica é uma agência pública cuja missão é acelerar a transição para uma sociedade mais sóbria, solidária, geradora de emprego, humana e harmoniosa. A ADEME fornece expertise e financiamento reconhecidos, objetivos, ambiciosos, abertos e territoriais para apoiar e mobilizar todas as partes interessadas: cidadãos, empresas interessadas, territórios e investigadores para acelerar a transição ecológica.
Ademe (fundador da Iniciativa ACT) colidera o projeto com o IDDRI e coordena a implementação geral do projeto.
Tempus Analítica A.C. (DDP parceiro de pesquisa) é uma organização de pesquisa sem fins lucrativos criada por pessoas com experiência em políticas de clima, energia, ambiente e inovação, que estão convencidos de que a abordagem tradicional de planejamento não irá resolver os desafios de sustentabilidade que o mundo enfrenta. A Tempus Analitica lidera atividades de pesquisa e desenvolvimento em cenários de descarbonização por país/setor para o México.

O Centro Clima COPPE/UFRJ (parceiro de pesquisa em DDP) tem participado ativamente no desenvolvimento de políticas públicas e no reforço da capacidade das partes interessadas nacionais e internacionais em matéria de adaptação e mitigação das mudanças climáticas, com destaque para os inventários nacionais, municipais e estatais de gases de efeito estufa, elaboração e análise das implicações econômicas e sociais dos cenários de mitigação
O Centro Clima COPPE/UFRJ lidera atividades de pesquisa e desenvolvimento em cenários de descarbonização país/setorial para o Brasil

O CDP é uma organização sem fins lucrativos global que trabalha para garantir uma economia próspera que funcione para as pessoas e o planeta a longo prazo.
Somos responsáveis por administrar um sistema de divulgação global que permite que empresas, cidades, estados, e regiões meçam e gerenciem seus impactos ambientais se comprometam a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Estes dados são utilizados para a tomada de decisão de investidores, empresas e decidores de políticas para embasar suas decisões, gerenciar seus riscos e capitalizar oportunidades.A CDP Latam (parceiro da iniciativa ACT) lidera o engajamento das empresas e divulga projetos na América Latina.
Apoio financeiro e estratégico da
Há quase 30 anos que a FFEM trabalha para conciliar a conservação do ambiente e o desenvolvimento sustentável nos países em desenvolvimento e emergentes. A FFEM atribuiu a si própria a prioridade de agir para proteger o ambiente global a fim de promover o desenvolvimento econômico e social sustentável nos países em que opera. A FFEM promove soluções inovadoras nas áreas da biodiversidade, do clima, das águas internacionais, da degradação dos solos, incluindo desmatamento, poluentes químicos e camada de ozono estratosférica.

O Grupo da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) financia, apoia e acelera a transição para um mundo mais justo e mais sustentável. Com foco no clima, biodiversidade, paz, educação, desenvolvimento urbano, saúde e governança, nossas equipes realizam mais de 4.000 projetos nos departamentos e territórios ultramarinos da França e outros 115 países. Dessa forma, a AFD contribui para compromisso da França e do povo francês em ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).